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Por Outz
17 de dezembro de 2018
5 min de leitura

Marketing: passado, presente e tendências para o futuro!

Reading Time: 5 minutes

O tempo não perdoa nada e ninguém e disso sabemos bem, certo? E com o marketing não foi diferente, afinal, ao longo das décadas passamos por significativas mudanças na forma com a qual nos comunicamos, informamos e, principalmente, na forma como consumimos um produto ou serviço.  

O que era tendência semana passada, hoje, já caiu no esquecimento da grande massa. Uma campanha de marketing perfeita pode desmoronar com um simples tweet de 140 caracteres e associar a sua marca a um youtuber que caiu em desgraça pela opinião pública, fazendo qualquer profissional de marketing perder o sono e suar frio.  

Mas, afinal, será que hoje a forma como aplicamos e conduzimos estratégias de marketing mudou tanto assim em comparação há anos atrás? E o que esperar do futuro?  

 

 

Marketing, Philip Kotler e os conceitos que resistem ao tempo!  

 

Podemos dizer que Philip Kotler é o pai do que hoje conhecemos como marketing ou estratégias de marketing. Foi ele na década de 60 quem propagou e difundiu o termo marketing como uma ferramenta essencial no processo de administração de uma marca, produto ou serviço.  

Kotler definiu o marketing através dos famosos 4ps – também denominados: “mix de marketing” ou “composto de marketing” – que são: Produto, Preço, Praça e Promoção. Os 4ps de Kotler são usados até hoje como base para projetar qualquer campanha, estratégia ou pesquisa de marketing.  

E por que tal conceito permanece imutável? Ora, porque a prática comercial continua a mesma:  

 

Empresa – Produto/Serviço – Mercado – Divulgação – Consumidor final – Lucro  

 

As ferramentas que movem o mercado consumidor continuam rodando em volta das mesmas bases centrais. O que mudou nos últimos anos foi aquilo que chamamos de tempo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam ou acreditam, o Marketing não mudou por causa da globalização ou mesmo da tecnologia.  

A forma como as estratégias são aplicadas se adaptou ao tempo que o consumidor final leva para receber, identificar e consumir o produto ou serviço que determinada empresa oferece. Logo, podemos dizer que o marketing do passado, do presente e as tendências do futuro correm contra o tempo para poder se adaptar aos anseios e a urgência que o consumidor final exige.  

Vamos compreender melhor como era, é, e quais perspectivas sobre como será o marketing nas próximas décadas.Quebra de Página 

Passado  

O marketing de décadas atrás seguia por correntezas bem mais mansas, um produto ou serviço para entrar no mercado demorava meses ou mesmo anos entre a sua idealização e produção final.  

Por isso, as estratégias de marketing eram feitas e traçadas em longo prazo, as agências de publicidade junto com os departamentos de marketing das empresas podiam desfrutar de um longo período para pensar e criar a melhor alternativa e promoção antes de lançar um novo produto.  

Outro ponto que precisa ser destacado é o que envolve os meios de comunicação, ou seja, a forma como essa promoção era divulgada e como era recebida pelo consumidor final.  

As propagandas se baseavam em linguagens para os seguintes canais:  

 

Revistas;  

Jornais;  

Rádio;  

TV; e  

Outdoor 

 

Uma marca chegar à TV era o auge para qualquer empresa e estratégia de marketing. A televisão sempre foi o grande termômetro para campanhas publicitárias, quando um slogan caia nas graças do público significava que as estatísticas de venda e lucro seriam positivas e que o trabalho de meses tinha atingido sucesso.  

Nessa época esperava-se muito, também, da divulgação boca a boca, por isso, slogans e jingles eram tão usados e tão fundamentais quando algo era lançado no mercado.  

Uma marca podia usar de uma mesma campanha, um mesmo slogan e uma mesma estratégia de marketing vezes seguidas que ainda assim o público-alvo permanecia fiel ao produto. No passado uma campanha de sucesso era perpetuada sem necessidade de mudança de linguagem, imagem ou estratégia.  

 

 

Presente  

 

Nos dias atuais para uma estratégia de marketing atingir seu auge é necessário que a marca viralize nas redes sociais – a famosa boca a boca se transformou nos compartilhamentos dos dias atuais. O termômetro mudou de mãos, foi da TV para a Internet em um piscar de olhos.  

Se no passado as campanhas de marketing e as pesquisas de mercado aconteciam sem pressa de sair do papel, hoje, quem trabalha na área precisa correr contra o tempo para conseguir se adaptar a cada nova plataforma que surge no mercado, reforçar sua identidade e marca nos canais offline e, ainda, acompanhar cada pequena mudança na linguagem e na forma de se comunicar com o público-alvo.  

Uma boa estratégia de marketing nos dias atuais não se baseia, porém, apenas em redes sociais, virais, memes e em associar um produto ou serviço a alguma celebridade ou influenciador digital.Quebra de Página 

É preciso investir em conteúdo e conteúdo de qualidade. Ter um blog bem planejado, atualizado e com um conteúdo bem escrito que consiga levar informação de maneira clara, concisa e utilizando todas as estratégias SEO é a chave do sucesso para ganhar visibilidade e destaque entre os concorrentes.  

A produção de conteúdo inteligente e atrativo faz parte da estratégia de Inbound Marketing e de Marketing de Conteúdo que, basicamente, utilizam de estratégias que priorizam atrair o consumidor para o seu site através do seu blog com o intuito não de vender diretamente algo, mas de se tornar uma fonte confiável de informação e entretenimento e, dessa forma, converter esse leitor em um possível cliente e em um canal de propagação da marca e/ou produto oferecido.  

O marketing digital tomou a frente, e hoje é a principal ferramenta de trabalho onde os 4ps de Kotler precisam se encaixar.  

 

Futuro  

O que esperar do marketing para os próximos 20 anos? Na realidade o marketing do futuro já está sendo feito agora no presente. Enquanto muitos ainda estão se adaptando as novas tecnologias e linguagem, há mentes pensando em como aperfeiçoar a forma como nos comunicamos, informamos e consumimos produtos e serviços.  

A ideia é que nos próximos anos as plataformas digitais estejam todas devidamente integradas e aperfeiçoadas para serem consumidas de maneira inteligente e rápida através dos smartphones.  

As estratégias de marketing e, principalmente, muitos dos sites e blogs ainda não interagem de forma tão eficaz na maioria dos aparelhos smartphones, o uso de aplicativos acaba sendo a maneira mais fácil e prática de acessar páginas de e-commerce, redes sociais e alguns tipos de serviços.  

Porém, especula-se que nos próximos anos a integração atingirá todos os canais que possam ser acessados com as pontas dos dedos. Ou seja, tornar a vida e a experiência do consumidor mais rápida e dinâmica do que nunca, sem a necessidade de abrir e fechar aplicativos para consumir diferentes produtos.  

O marketing deverá cada vez mais aproximar dois universos distintos: a ciência exata – para leitura de dados, métricas, análise de perfis e estudo de mercado – e a criatividade – para ser capaz atrair o público-alvo através de campanhas criativas, fora da caixinha e que agreguem carga emotiva e personalidade.  

Claro que com os avanços tecnológicos e a com a rapidez com o que algo entra e sai de tendência, ditar o futuro é andar em uma corda bamba livre de certezas e seguranças. Então, devemos ficar olhos abertos para acompanhar qualquer mudança no percurso das futuras tendências que podem transformar a forma como fazemos e lidamos com o marketing.  

E, então, gostou de viajar pelo tempo e através das mudanças de comportamento do marketing? Você vivenciou alguma ou algumas dessas mudanças ao longo dos anos e quer dividir conosco a sua experiência? Deixe um comentário contando como você se adaptou e o que espera do futuro!

 

 

Silvana Marques – CEO  

E-mail: silvana.marques@outz.com.br 


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