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    Publicidade e Marketing – Entenda a diferença e saiba como uma boa estratégia pode ajudar a sua marca!

    Quem nunca ficou confuso com relação à definição de: publicidade e marketing? Podemos observar muitos jovens que estão a um passo da universidade questionando em grupos, fóruns e feiras de profissão: qual a real diferença entre as três áreas?
    Apesar de ser muito comum ver marketing e publicidade andando lado a lado e figurando como protagonistas nos currículos universitários e também como nome de agências, é importante frisar que cada área cuida de um departamento específico dentro da comunicação.
    Ou seja, não é tudo a mesma coisa, não é tanto faz. Claro, que um bom e completo profissional terá conhecimento para auxiliar com ideias e supervisão geral de um projeto ou planejamento, mas para cada necessidade é bom contar com o profissional certo.
    Vamos conhecer todas as diferenças entre: publicidade e marketing e usar cada elemento em favor do seu negócio?

    Entenda a diferença de uma vez por todas

    Publicidade

    É a comunicação entre a empresa ou marca e o público. Ou seja, é dar voz por meio de assessorias, eventos, rádio, TV, impressos ou mídias digitais para que uma marca chegue até o consumidor.
    A publicidade entra para levar ao consumidor aquilo que ele deseja ver ou ouvir de um produto ou serviço. Para isso, é importante que o profissional que atue nesse campo ou a equipe esteja constantemente atento ao que o público/consumidor anseia, qual linguagem usam e como se comportam.
    É tornar algo conhecido para o público através do público, de maneira espontânea e orgânica fazendo com que aquela marca faça parte do dia a dia do consumidor naturalmente.

    Marketing

    A primeira coisa que você precisa entender aqui é que o Marketing é uma área ligada muito mais à administração de empresas do que à comunicação. Ou seja, Marketing engloba todo o projeto, ele é o planejamento nu e cru.
    Quando falamos e pensamos em marketing estamos falando em ações estratégicas, analise de dados, estudo de público, mercado e concorrência e, claro, orçamento.
    Logo, tudo que envolve uma empresa ou marca do planejamento à logística e cada uma de suas ações visa diretamente a venda, o retorno financeiro e a garantia de que às ações de comunicação aplicadas serão o mais eficiente possível.
    Podemos dizer que o Marketing é base por onde tanto a publicidade como a propaganda caminham. É por meio de suas análises e direcionamentos que tudo que envolve a comunicação é realizado.

    marketing

    Como montar uma estratégia de comunicação eficiente para impulsionar a sua marca?

    Bom, como podemos ver acima, para criar uma estratégia de comunicação é preciso criar um bom plano de marketing que mapeie tudo aquilo que você deseja alcançar. Para isso, é importante que seu time de comunicação comece analisando:
    • Mercado consumidor;
    • Concorrência;
    • Público-alvo;
    • Custos de produção;
    • Custos de divulgação;
    • Logística;
    • Prazos;
    • Projeção de retorno;

    Tendo tudo isso em mão é preciso pensar quais os canais mais eficientes para “lançar” e a sua marca e propagá-la junto ao seu público definido. É importante dar voz a sua marca, mas também, ter a disponibilidade de ouvir o feedback do consumidor final para que ajustes sejam feitos durante as ações.
    Uma boa estratégia de comunicação não é imutável e fechada, ela precisa estar sempre aberta para e disposta a se adaptar às reais necessidades do consumidor e do mercado. Logo, observar de maneira analítica a concorrência também é fundamental.
    Ou seja, uma boa estratégia se faz através de números, dados concretos e ações que busquem dar vida e humanizar tais dados por meio da publicidade e propaganda.

    Agência de publicidade e propaganda ou publicidade e marketing, qual escolher?

    Quando buscamos por profissionais para montar uma estratégia de comunicação e um planejamento de marketing acabamos encontrando um leque de agências e profissionais que trazem em seus nomes os seguintes complementos: publicidade e marketing ou publicidade e propaganda.
    E isso gera uma dúvida: qual escolher? Primeiro é preciso que você responda a seguinte pergunta: qual a sua real necessidade? Você já possui um departamento de marketing atrelado à sua empresa? Qual o seu objetivo final? Feito isso, vamos às nomenclaturas e o que isso envolve.

    Publicidade e Propaganda

    Uma agência que se intitula “publicidade e propaganda” é aquela que irá pegar uma ideia já criada por você ou por sua equipe de marketing e transformar aquilo que é desejado em realidade. Com anúncios, ações, divulgações de todos os tipos e usando diferentes canais digitais e off-line.
    Então, em uma agência de publicidade e propaganda não há profissionais de marketing? Não se faz planejamentos de marketing? Sim, há profissionais de marketing e sim pode-se ser oferecido, também, o serviço de planejamento e estratégia de marketing, mas não é especialidade desse tipo de agência, que geralmente, atua mais com a propaganda dentro de um orçamento já pré-definido pelo cliente para um público-alvo já listado.

    Publicidade e Marketing

    A agência de publicidade e marketing já abraça o conjunto da obra, eles montam estratégias para marcas e profissionais que não possuem um departamento específico para isso. E também colocam na prática as ações projetadas e as laça para o grande público.
    Então, uma agência de publicidade e marketing é mais completa e vai me amparar melhor? Depende, para quem já tem uma equipe de comunicação e marketing dentro da sua organização talvez uma agência de PP seja a mais indicada, já para profissionais liberais e pequenas e médias empresas uma agência de PM é o caminho mais certeiro a seguir.
    Conhecer bem os conceitos de publicidade, propaganda e marketing é importante para que você consiga enxergar quais as reais necessidades da sua empresa para atrair mais público e converter essa audiência em vendas.
    Ou seja, o que falta para você alavancar com seu negócio é uma boa estratégia de marketing ou uma equipe criativa que consiga alinhar o seu produto às necessidades e anseios do seu consumidor?
    O setor criativo e o estratégico precisam conversar entre si, caminhar lado a lado para que juntos possam alcançar o objetivo final sem desgastes, porém, sempre estando preparados para possíveis mudanças de percurso ou mesmo crises inesperadas.
    E, então, agora que você já sabe diferenciar publicidade e marketing já sabe onde a sua estratégia precisa focar e potencializar as forças para atingir o sucesso?!

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