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    Como melhorar a experiência do cliente com marketing digital?

    Nos últimos anos, o termo experiência do cliente tem sido bastante discutido no mundo empresarial. Muitas organizações ainda acreditam que o sucesso de um negócio depende apenas do produto comercializado. O objetivo era sempre o aumento do lucro, sem prestar muita atenção aos indivíduos envolvidos no processo. 

    Com as revoluções tecnológicas, especialmente a internet, esse cenário mudou. O relacionamento entre as empresas e os consumidores passou a ser visto como fator essencial para o êxito de uma estratégia comercial. 

    Nesse contexto, muitas marcas têm buscado maneiras de melhorar a experiência do cliente. E o marketing digital desponta como uma das melhores soluções. 

    Quer entender um pouco mais sobre esse processo e como aplicá-lo em sua empresa? Então continue a leitura. 

     

    1. O que é experiência do cliente 

    O termo experiência do cliente (em inglês, customer experience, ou CX), nada mais é do que a percepção – consciente ou inconsciente – que o consumidor tem após uma interação com um produto ou serviço. 

    Em outras palavras, significa o quão satisfeito ele fica após usar os serviços de uma empresa. Essa percepção influencia o comportamento do usuário e a construção de memórias, positivas ou negativas, sobre uma marca. 

    No processo de venda, o cliente vivencia uma série de experiências, desde o primeiro contato com a marca, passando pela busca de informações, realização da compra e, finalmente, recompra ou upsell. 

    Essa interação entre público e empresas se dá de diversas formas, online e offline. Pode ser através de um site, blog empresarial, perfis em redes sociais ou na loja física. O importante é que o consumidor seja sempre o foco de todas as ações desenvolvidas na companhia

    2. Por que se preocupar com a experiência do cliente

    O objetivo de toda empresa é, ou deveria ser, estabelecer um bom relacionamento com o público. Caso o usuário tenha alguma decepção com a marca durante a interação, a experiência fica comprometida. Além disso, aumentam as chances de que ele deixe de fazer negócio com a companhia.

    Por isso é fundamental que toda empresa trabalhe para oferecer a melhor experiência possível aos seus clientes. E os benefícios são muitos:

    – Aumenta o número de recomendações. Clientes satisfeitos ficam mais dispostos a recomendar produtos e serviços para outras pessoas. Porém, quando a experiência não é agradável, o usuário pode não recomendar a empresa e até avaliá-la negativamente

    – Influencia na decisão de compra. Os conteúdos e canais de comunicação de uma empresa são determinantes na decisão de compra. Se o cliente não encontra informações pertinentes, dificilmente se sentirá confiante em fechar negócio.

    – Aumenta o engajamento. Quando os consumidores têm uma percepção agradável dos serviços da marca, ficarão mais satisfeitos e engajados. Assim, passarão mais tempo acompanhando as novidades da empresa.

     

    3. Como o marketing digital melhora a experiência do cliente

    Não restam dúvidas de que o CX é essencial, fortalecendo a marca e aumentando as vendas. Mas como melhorar a experiência do cliente? 

    A chave está na aplicação de estratégias de marketing digital. Existem algumas práticas que aumentam a satisfação do público e ajudam sua empresa a alcançar bons resultados; 

    Construa uma buyer persona 

    O primeiro passo para aprimorar a experiência da sua audiência é entender com precisão quem acessa os seus serviços. Para isso, é fundamental construir as personas do seu negócio. As personas representam o perfil do cliente ideal e ajudam a compreender o comportamento, interesses e problemas dos consumidores. 

    Essa informação permite direcionar a produção de conteúdo e adaptar os canais de comunicação da marca. Assim, as expetativas do público são satisfeitas e a experiência se torna muito mais agradável e exclusiva. 

    Produza conteúdos de qualidade 

    No mundo digital, as pessoas preferem acessar mais informações do que publicidade. Portanto, para conquistar a confiança dos usuários e transformá-los em clientes, é preciso priorizar a produção de conteúdos de qualidade. 

    Com base nos interesses e problemas identificados durante construção das personas, ofereça materiais interessantes e que agregam algum valor aos consumidores. 

    Além de deixar a experiência do cliente mais agradável, de quebra você ainda guia os seus contatos pelo funil de vendas, deixando-os mais preparados para o momento de compra. 

    Foco na qualidade do atendimento 

    Na hora de entrar em contato com o cliente, é importante que ele se sinta especial. Procure oferecer um atendimento de qualidade e diferenciado, sempre atento às suas necessidades. 

    Nesse sentido, ter uma equipe de vendas e atendimento bem treinada e informada é fundamental. Em uma estratégia de marketing digital, é possível utilizar os mesmos conteúdos que encantam e nutrem leads para capacitar os colaboradores. 

    Assim, na hora de abordar os usuários, a sua equipe estará mais preparada para falar com propriedade dos produtos e serviços que comercializa. Como resultado você terá clientes muito mais satisfeitos e dispostos a comprar novamente. 

    O marketing digital sempre é associado com práticas de divulgação e publicidade. Mas a verdade é que essa estratégia, quando bem utilizada, ajuda a melhorar a experiência do cliente, aumentando a satisfação e as vendas. 

    Se você quer melhorar a percepção do público em relação à sua empresa, entre em contato conosco. Temos as soluções mais adequadas para o seu negócio. 

     

    Silvana Marques – CEO  

    E-mail: silvana.marques@outz.com.br 

    Site: https://outz.com.br/marketeria/ 

     

    Thiago Sperança – CEO  

    E-mail: thiago.speranca@outz.com.br 

    Site: https://outz.com.br/marketeria/ 

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