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26 de junho de 2018
3 min de leitura

Estratégia de Marketing aliada à Gestão de Vendas Sucesso nos resultados da Sua empresa

Reading Time: 3 minutes

O mercado está cada vez mais competitivo e muito do sucesso de uma empresa depende de sua capacidade de criar uma estratégia de marketing aliada à Gestão de Vendas. Entretanto, muitas companhias ainda subestimam os benefícios que aliar os dois setores pode trazer.

Com consumidores cada vez mais bem informados, atuantes e seletivos, o processo de compra se transformou. Nesse sentido, é importante que os setores de marketing e vendas trabalhem juntos e estabeleçam metas em conjunto para que a falta de sinergia não prejudique o desempenho da marca.

Se você ainda não acredita que criar uma estratégia de marketing aliada à Gestão de Vendas é essencial para a sua empresa ou não sabe muito bem como fazê-la, continue lendo este artigo certo.

A importância de criar uma estratégia de marketing aliada à Gestão de Vendas

Já faz algum tempo que pensar que o marketing deve ser o responsável pelas estratégias de divulgação, enquanto a área de vendas fica responsável pela prospecção e negociação dos produtos ficou ultrapassado.

Ambos os setores não só precisam como devem trabalhar em conjunto em busca de bons resultados.

Afinal, grande parte da atuação de um setor depende diretamente do outro. O que atrai novas vendas são as ações de divulgação desenvolvidas pelo marketing. Mas para que elas sejam eficientes, o setor de vendas precisa manter um bom relacionamento com os clientes.

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Com o advento da internet, o acesso à informação ficou muito mais fácil e o perfil do consumidor mudou. Antes de realizar uma compra, ele pesquisa sobre o produto, a marca, localização das lojas e outros fatores para ter mais segurança na tomada de decisão.

É nesse momento que uma estratégia de marketing aliada à Gestão de Vendas faz toda a diferença.

O time de marketing é responsável por pesquisar, analisar e sistematizar as informações sobre o perfil dos consumidores da empresa. Esses dados são essenciais para que a área de vendas saiba como se relacionar da melhor maneira com esses clientes. Ao mesmo tempo, os resultados obtidos pelo setor de vendas podem funcionar com um termômetro para a efetividade e eficácia das ações de marketing.

Percebe como o alinhamento estratégico entre as duas áreas é fundamental?

Como aliar marketing e vendas

Você deve estar se perguntando o que fazer para criar uma estratégia de marketing aliada à Gestão de Vendas. Para isso, é necessário aproveitar o conhecimento e informações que os dois setores têm a oferecer e promover um alinhamento de percepções e objetivos.

Para ajudar nesse processo, separamos a seguir dicas que você pode colocar em prática na sua companhia.

Aposte na comunicação e trabalho em conjunto

Não adianta o marketing planejar uma campanha inovadora se o comercial não for informado sobre ela. Assim, ele será incapaz de informar e atender ao público na hora da prospecção.

Um dos fatores que mais influenciam a integração entre os setores é a comunicação e o trabalho conjunto. Dessa forma, aposte em reuniões entre os gestores de cada equipe e estabeleça canais de comunicação. Cada time deve estar a par das ações do outro de modo a mediar as suas ações e planejamentos.

Estabeleça metas comuns

Se a venda é uma continuidade do trabalho iniciado pelo marketing, nada mais natural que o objetivo de ambos seja o mesmo: gerar mais receita. Enquanto o trabalho de um setor é atrair o público e prepará-lo para a venda, o trabalho do outro é concluir o processo com uma venda de qualidade.

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Assim, é fundamental que as metas de ambos estejam interligadas e em sintonia constante. É possível, por exemplo, definir um aumento percentual do público alvo em busca do seu serviço ou produto para a equipe de marketing, enquanto o time de vendas se compromete em aumentar o número de vendas e de ticket médio.

Conclusão

Criar uma estratégia de marketing aliada à gestão de vendas não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Como vimos neste artigo, se a sua empresa não aposta na integração entre setores, corre o risco de ficar para trás.

Felizmente, aliar marketing e vendas é mais fácil do que parece e sua companhia só tem a ganhar com isso. Com um time mais integrado, a atração de leads e sua conversão em consumidores fica mais fácil e a receita tende a aumentar.

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