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26 de junho de 2018
3 min de leitura

Dicas de como melhorar suas vendas nas principais Redes Sociais

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Atualmente, não é mais possível que uma empresa sobreviva sem presença digital. Com os consumidores cada vez mais conectados, estar presente na internet assegura maior alcance e, portanto, vendas.

São muitos os canais disponíveis na rede e os mais utilizados, tanto pelo público quanto pelas marcas, são as redes sociais. Mas uma dúvida ainda persegue os times de vendas de muitas companhias: como fazer prospecção ativa de clientes nas redes sociais?

Para aprender, continue a leitura deste artigo!

 

É possível utilizar as redes sociais na prospecção ativa de clientes?

As mídias sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, Linkedin, já fazem parte da vida dos brasileiros. Estudos indicam que 58% da população está conectada através dessas plataformas. Todos os dias, os usuários gastam uma média de 3h43 nesses sites, interagindo e consumindo conteúdos.

Com números como esses, está claro que as redes sociais são um excelente canal para expandir a atuação de empresas. Basta ver o interesse cada vez maior em estratégias de marketing digital por muitos negócios. Mas será que é possível prospectar clientes por meio dessas plataformas?

 

A resposta é um grande SIM!

De acordo com a PricewaterhouseCoopers, 77% dos brasileiros são influenciados a comprar produtos pelas redes sociais. Além disso, 37% dos usuários de redes sociais no país seguem suas marcas favoritas nesses canais.

Ou seja, se a sua companhia não está aproveitando o potencial das redes sociais alcançar novos consumidores, corre o risco de ficar para trás.

Mas como realizar a prospecção ativa de clientes nas redes sociais? A seguir, ensinaremos a você como tirar o máximo de proveito de cada uma das principais plataformas do mercado.

Facebook

A maior rede social do mundo conta com mais de 100 milhões de brasileiros cadastrados. Não é à toa que seja um dos melhores canais para a prospecção ativa de clientes.

É bastante fácil identificar clientes em potencial para o seu negócio. Procure por grupos e páginas cujos conteúdos sejam relacionados ao com as palavras-chave da sua empresa. Caso a postagem de conteúdos seja permitida, comece a interagir com os membros. Compartilhe links e conteúdos relevantes.

Assim, cada vez que um usuário clicar nos links e baixar seus conteúdos, sua empresa ganhará um novo prospect.

Faça o mesmo com os eventos, indicando conteúdos interessantes e relacionados aos temas de interesse dos usuários. Só tome cuidado para não aparecer como SPAM.

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LinkedIn

O LinkedIn é a rede profissional com maior número de usuários no Brasil, tendo um papel fundamental na construção do networking. Além disso, um levantamento realizado pela Hubspot mostrou que 43% dos profissionais de marketing geraram novos clientes utilizando o LinkedIn.

Como é possível alcançar novos prospects nessa plataforma? Uma das melhores ferramentas disponíveis nesse canal são os grupos: 53% dos usuários participam de 10 ou mais grupos.

Sabendo quais são as palavras-chave do seu negócio, pesquise por grupos relacionadas a elas. É possível refinar os resultados de busca, filtrando os grupos que fazem parte das suas conexões, por exemplo. E como o LinkedIn é a rede social mais usada por profissionais, você tem a certeza de que encontrará leads nesses grupos.

Instagram

Focado no compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram é outro canal com grande popularidade e que ajuda na prospecção ativa de clientes. É uma rede mais dinâmica que as outras e o conteúdo postado hoje fica “ultrapassado” mais rapidamente. Por isso, a frequência de postagens deve ser maior.

Utilizando a ferramenta de busca do Instagram, é possível pesquisar pelas palavras-chave do seu negócio e descobrir quais são os assuntos mais populares entre os usuários. Em seguida, crie conteúdos que sejam relevantes e chamem a atenção dos internautas e os levem a realizar uma ação, como comentar, marcar os amigos ou acessar um link.

Twitter

O principal foco do Twitter é na comunicação rápida e objetiva, com a publicação de mensagens de até 280 caracteres.

Assim como nas outras redes, utilize a busca da plataforma para pesquisar pelas suas palavras-chave. Assim você é capaz de encontrar usuários que possam estar interessados nas soluções da sua marca.

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Com base no perfil deles, é possível avaliar se são clientes em potencial. Se eles se encaixam como leads, envie um conteúdo informativo e relevante para despertar o interesse na sua empresa.

 

Conclusão

Agora que você já sabe como utilizar as redes sociais para prospecção ativa de clientes, é hora de colocar em prática as nossas dicas. Mas não importa o canal escolhido, lembre-se sempre de produzir conteúdo que seja realmente relevante e de interesse do seu público-alvo. Dessa forma, você aumenta o engajamento e evita ser confundido com SPAM.

Gostou das informações deste artigo? Tem alguma dúvida sobre como usar as redes sociais no seu negócio? Deixe um comentário abaixo e ficaremos felizes em ajudar.


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