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Por Outz
14 de janeiro de 2019
3 min de leitura

Blended Marketing, o que você sabe? o que significa?

Reading Time: 3 minutes

Blended Marketing surgiu como uma ferramenta capaz de unir o marketing tradicional ao marketing digital. Uma vez que o primeiro, puro e absoluto, é visto como ultrapassado e pouco eficaz; e o segundo, sofre mudanças rapidamente forçando profissionais a repensar em toda uma estratégia já iniciada sem dar a solidez necessárias para que a marca ganhe espaço no mercado. 

Em resumo, é conciliar ambas as técnicas sem favorecer uma ou outra ferramenta, dando equilíbrio e um bom respiro para que se possa trabalhar em campanhas offline e produções de marketing de conteúdo de forma mais linear,  sem perdas ou gastos extras. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre Blended Marketing e saber como ele pode beneficiar a sua marca, produto ou serviço? 

Blended Marketing: o conceito! 

O conceito de Blended Marketing consiste em unificar duas estratégias, tradicional e digital, para que, dessa forma e com um bom planejamento, a marca consiga se adequar e se ajustar às novas tendências do mercado. 

Dessa forma, torna-se mais sólida e eficiente as demandas e estratégias do marketing digital e transforma o marketing tradicional em um mecanismo menos defasado e ultrapassado. Integrando os dois mundos é possível ter em mãos uma ferramenta eficaz,  com mais garantias de vendas e destaque no mercado em que a empresa atua. 

O principal pilar que conduz o Blended Marketing é o uso dos 4p’s. 

Quais empresas mais se beneficiam do Blended Marketing? 

Blended Marketing deve ser usado por empresas que precisam passar por um processo de transição na forma como se apresenta para seu público. Ele é essencial tanto para atrair novos clientes em potencial, por meio de ferramentas novas e atuais, como também para empresas que querem se apresentar além da internet e ampliar seu poder de venda e a projeção da sua imagem. 

Um ponto, porém, que é necessário destacar é a questão da maneira como a união dessas duas técnicas será realizada. É necessário que a haja calma e muita estratégia para entrelaçar dois caminhos tão distintos, a forma ideal é aquela onde não se perceba a diferença entre os dois universos. 

Os profissionais responsáveis pelo marketing das empresas que decidem usar o Blended Marketing para potencializar sua imagem no mercado, precisam estar atentos e salientar aos responsáveis pelas marcas que o trabalho consiste em achar um equilíbrio entre os dois caminhos e não transformar um no outro! 

Em resumo, empresas de grande porte que já possuem anos de estrada, ou novas corporação que nasceram, cresceram e firmaram-se no mercado fazendo uso do digital são as que mais podem se beneficiar do Blended Marketing para ações de sucesso. 

Empresas que fazem sucesso com o uso do Blended Marketing! 

Não há regras que definam quem pode, ou não, fazer um bom uso do Blended como ferramenta. Porém, é notável o fato de que as grandes corporações dos mais variados nichos são aquelas que mais uso fazem do casamento entre o mkt digital e o tradicional. Isso porque trata-se de empresas tradicionais, que precisaram ao longo dos anos se adaptar às novas demandas e necessidades do mercado, entretanto, sem perder os laços com seu público-alvo mais conservador e tradicional. Podemos destacar:

Lojas de bens de consumo  

– Renner;

– Riachuelo; 

– Americanas; 

– Casas Bahia e demais marcas do conglomerado; 

– Grupo Pão de Açúcar; 

– Grupo O Boticário; 

– Outros. 

Montadoras de veículos 

– Fiat; 

– Volskwagem; 

– Ford; 

– Renault; 

– Hyunday; 

– Outros. 

Bancos 

– Itaú; 

– Santander; 

– Banco do Brasil; 

– Caixa; 

– Bradesco; 

Empresas alimentícias 

– Coca-Cola (aqui está, talvez, o maior e melhor exemplo de Blended Marketing entre todos os citados; onde linguagem, estética, mensagem e estratégias são igualmente muitíssimos bem aplicados e que não nos permitem ver quaisquer diferenças entre as ações e dinâmicas do mkt digital e do tradicional);
– PepsiCo
– Nestlé;
– Cacau Show.

Conclusão 

É importante avaliar bem tudo que envolve uma estratégia e ação de marketing, nem tudo que beneficia uma determinada empresa pode ser certeza de sucesso para outra. O Blended Marketing é muito usado, e eficaz, em estatais e empresas de médio e grande porte, isso porque, ainda hoje, o custo que envolve campanhas offline é muito alto. 

Apesar de ser uma estratégia inteligente e que garante maior tranquilidade para que se possa trabalhar a imagem de uma marca, o Blended acaba não sendo tão fundamental para aqueles que estão iniciando um projeto ou para quem atua em áreas essencialmente digitais. 

É necessário dosar e arquitetar friamente se vale à pena investir em duas ferramentas para conquistar público e garantir vendas diretas para um produto ou serviço. O Blended Marketing equilibra a maneira como o tradicional e o digital são usados, não permitindo excesso na exposição de uma empresa, ou falta dela. Deixando a empresa ou marca onipresente na vida dos consumidores, podendo ser vista e ouvida em diferentes formas, e atento às necessidades dos mais variados perfis de clientes em potencial. 

Viu só como o Blended Marketing – apesar de ser um termo ainda pouco usado – não é nenhum bicho de sete cabeças? Para você essa ferramenta de marketing vale a pena? Compartilha conosco suas dúvidas e experiências que envolvem o Blended Marketing! 

 

Silvana Marques – CEO  

E-mail: silvana.marques@outz.com.br 

Site: https://outz.com.br/marketeria/ 

 

Thiago Sperança – CEO  

E-mail: thiago.speranca@outz.com.br 

Site: https://outz.com.br/marketeria/


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